Plataforma Vibratória

HISTÓRICO
O conceito científico de plataforma vibratória foi desenvolvido há cerca de 25 anos, na antiga União Soviética (atual Rússia, Ucrânia e outros países), para combater a perda óssea ocorrida durante a permanência dos astronautas no espaço.
Estudos nos últimos anos têm mostrado as possibilidades terapêuticas e poder de melhorar o desempenho atlético através da influência do treinamento vibratório controlado sobre a atividade muscular através do reflexo neuromuscular e do impacto mecânico no sistema esquelético
.
Algumas vantagens são atribuídas a este tipo de treino:
    menor desgaste articular;
    estimulo das fibras musculares 40 a 60% superior ao treino convencional;
    redução do tempo de treinamento – em até 10 minutos é possível fazer um treino completo e equilibrado para cada indivíduo.

O exercício vibratório baseia-se em atividades físicas destinadas a função de resposta do corpo às vibrações que recebe. Essa vibração do corpo pode ser administrada a indivíduos colocados sobre a plataforma que vibra em uma freqüência controlada. A vibração produzida por essas plataformas é uma combinação mecânica pode ser definida por algumas variáveis de oscilação ou vibração: a amplitude, a freqüência, o tempo trabalho geral e tempo de descanso entre eles.

Benefícios:

•    pode estimular o sistema neuromuscular;
•    maior eficiência na obtenção de força muscular;
•    pode-se alcançar resultados positivos na densidade de óssea;
•    em comparação com outros métodos de treinamento o tempo necessário para cada sessão é menor e sua utilização é considerada extremamente simples.

TREINAMENTO VIBRATÓRIO ASSOCIADO AO TREINAMENTO CONVENCIONAL
Entre as estratégias em longo prazo desta metodologia de treinamento, a combinação de treinamento vibratório com treinamento de força tradicional gerou resultados muito promissores. Em apenas 3 semanas de treinamento de bíceps combinando vibração, com 80% de 1 repetição máxima, houve melhoria de 49,8% no teste de 1 repetição máxima, em comparação com 16% de melhoria no desempenho obtidos apenas com o treinamento tradicional. A combinação de ambas as formas de treinamento, tradicional e vibração, pode ser a estratégia ideal para o desenvolvimento força e potência muscular.

ESTUDOS DOS EFEITOS DO TREINO COM A MICRO-VIBRAÇÃO

Micro-vibração e o combate à celulite:


Suas intensas vibrações provocam constantes contrações e alongamentos dos músculos e um recrutamento maior de fibras musculares. Estes estímulos causam a liberação natural do hormônio do crescimento (ACTH), testosterona e do IGF-1 (Insulin-like Groth Factor-1), que são fatores importantes que estimulam o aumento de massa muscular e a queima do excesso de gordura.

A utilização de plataforma de microvibração intensifica a queima de gorduras e aumenta a taxa metabólica básica, reduzindo as camadas subcutâneas de gordura.

Possíveis contra-indicações: gravidez; trombose aguda; doenças cardiovasculares sérias; próteses nos quadris ou joelhos; hérnia de disco, discopatia ou espondilolistese; inflamações agudas; portadores de marca-passo; implantação recente de placas e pinos; pessoas com deslocamento da retina.

Vários autores têm considerado que é uma dos maiores avanços em treinamento força, velocidade e flexibilidade muscular. As expectativas geradas pelo sistema baseiam-se na facilidade de uso e na velocidade de aparecimento de resultados sem acrescentar que o tempo necessário para realizar uma sessão é pequeno. Não é surpreendente que o sistema começa a ser usado em áreas tão variadas como treinamento desportivo, medicina espacial, na reabilitação, no fitness, medicina preventiva, na estética etc. 

Por: Francieli Gambeta

       Fisioterapeuta – UNISINOS

       Especialista em Fisioterapia Dermato funcional – PUCRS
       Cursos de formação em Shiatsu – UNISINOS
       Formação em Pilates Clínico Internacional – VF Cursos

Sobre Golden Pilates

Uma instituição dedicada a pesquisa e prática do método Pilates Tradicional, contanto também com o mais moderno serviço de fisioterapia e estética. Com um studio localizado no centro de Porto Alegre, o studio GOLDEN Pilates conta com toda a linha de aparelhos de Pilates da linha tradicional, além de acessórios e espaço físico para trabalhos de Mat Pilates (solo). O studio conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados atendendo Pilates, Fisioterapia e estécica com a melhor tecnologia, conhecimento e custo/ benefício de Porto Alegre. Telefone: (51) 3224.8631
Esse post foi publicado em fisioterapia porto alegre, Plataforma vibratória centro porto alegre. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s