Fisioterapeuta alerta para abuso do exercícios de pilates

Além de lesões articulares e desequilíbrio postural, a prática isolada de exercícios de pilates pode não surtir o efeito esperado. Zero Hora – 05 de setembro de 2010.

Muitas academias estão transformando os exercícios de pilates em ginástica localizada sem se atentar que o método criado por Joseph Pilates, quando usado com o objetivo de ganho de força e de hipertrofia de forma isolada, pode provocar lesões graves. É o alerta que faz a fisioterapeuta e doutora em plasticidade muscular Eliane Coutinho, diretora da FisioCiência.

— O método pilates está fundamentado no equilíbrio neuro-muscular global. Quando os exercícios são realizados usando grupos musculares de forma isolada ele pode levar a desequilíbrios de forças musculares levando a sobrecargas e a lesões articulares e até desequilíbrio postural — explica.

Eliane destaca que o pilates prima por equilíbrio de forças entre os músculos agonistas e antagonistas associado com alongamento dos mesmos grupos musculares, o que proporciona força e flexibilidade de forma organizada.
— Outro aspecto importante é que embora um determinado exercício esteja trabalhando os músculos da coxa por exemplo, as demais articulações devem estar estáveis. É o caso da coluna vertebral, que deverá estar sempre estabilizada durante todos os exercícios, caso contrário o aluno poderá sair da aula com dor — destaca.

Segundo Eliane, para entrar em forma através dos exercícios de pilates e ganhar hipertrofia muscular (aumento da área e do comprimento do músculo), o método pilates apresenta um repertório diversificado de exercícios no solo e nos equipamentos.

— A melhor escolha são os exercícios com alavancas maiores, geralmente os de grande amplitude que promovem maior recrutamento muscular — aconselha.

A especialista também destaca a importância do instrutor de pilates escolher os exercícios que melhor se adequam às necessidades do aluno e que promovam o fortalecimento de todos os grupos musculares.

 
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3028298,Fisioterapeuta-alerta-para-abuso-do-exercicios-de-pilates.html

Anúncios

Sobre Golden Pilates

Uma instituição dedicada a pesquisa e prática do método Pilates Tradicional, contanto também com o mais moderno serviço de fisioterapia e estética. Com um studio localizado no centro de Porto Alegre, o studio GOLDEN Pilates conta com toda a linha de aparelhos de Pilates da linha tradicional, além de acessórios e espaço físico para trabalhos de Mat Pilates (solo). O studio conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados atendendo Pilates, Fisioterapia e estécica com a melhor tecnologia, conhecimento e custo/ benefício de Porto Alegre. Telefone: (51) 3224.8631
Esse post foi publicado em Benefícios, benefícios pilates, fisioterapia, fisioterapia poa rs, Golden Pilates, O que é Pilates Tradicional, Pilates, postura, reabilitação, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s